Gratidão, agora é a palavra “da moda”, está em posts nas redes sociais, está em plaquinhas, xicaras, enfeites de cuia, entre outros. Adoramos essa palavra, mas ainda temos muito o que aprender para que realmente consigamos ser gratos. Conseguimos agradecer à Deus, universo, ou aos deuses das diferentes crenças religiosas, apenas quando aquele plano deu certo. Quando estamos bem, conseguimos ser gratos.
Há alguns dias, estive conversando com uma pessoa que estava passando por uma dificuldade em sua vida profissional. Disse para ela que era hora de agradecer. E ela me respondeu: Agradecer pelo que?!. E eu respondi, agradece por tudo que este emprego já te ensinou, agradece por ter saúde, agradece por ter família e amigos que estão sempre ao seu lado. Agradece… Assim como ela, eu também tenho muita dificuldade de agradecer, quando algo não está correndo bem em minha vida.
Nós temos muita facilidade em focar naquele problema e esquecer de sermos gratos por tudo de bom que ainda temos. De sermos gratos por aquele problema estar nos ensinando algo. Ao mesmo tempo que enchemos nossas redes sociais com #gratidão, esquecemos de exercitá-la diariamente.
Adoramos falar, escrever “Gratidão”, mas cada um de nós sabe da dificuldade que temos de ser grato em todos os momentos. Para esse novo mês que estamos iniciando, espero conseguir ser mais grata. Espero que todos nós consigamos ser mais gratos.
Haike Luise Schwingel